quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Salada de Atum e Feijão Frade

O desafio diário de pensar em refeições que sejam ao mesmo tempo agradáveis, nutritivas, não demasiado dispendiosas ou sofisticadas e demoradas de preparar é conhecido de todos os que têm esta responsabilidade diária nas suas casas.

Eu tenho a sorte de ter um filho que gosta de quase todos os alimentos, o que me deixa com bastante margem de liberdade para pensar nas refeições. Já o tempo que por vezes não abunda (temos de almoçar por volta das onze e meia!) limita mais as opções disponíveis.

Hoje decidi-me por um clássico da minha infância - o Atum com Feijão Frade - com algumas pequenas alterações. A salada de tomate que por vezes o acompanhava surge através dos tomatinhos cereja. O mangericão fez a sua estreia e os ovos muito bem picados participam como atracção especial, em jeito de decoração.

O resultado foi bem acolhido pelo crítico gastronómico de serviço que, devo acrescentar, com o seu apetite adolescente é, de qualquer forma,  sempre muito benevolente com o Chef!



Ingredientes:
4 latas de atum
4 ovos cozidos
500 g de feijão frade cozido
150 g de tomate cereja
1 raminho de mangericão
8 dentes de alho
azeite e vinagre qb

Uma vez cozido e escorrido o feijão frade, temperar com os alhos picados finamente, com o azeite e com o vinagre. Juntar o atum partido em lascas e os tomates cereja cortados ao meio. Acrescentar as folhas de mangericão inteiras ou picadas, consoante o gosto. Cortar ou picar os ovos, consoante a preferência. No meu caso usei para decorar e antes de servir cada prato, envolvi na salada. Regar com um pouco de azeite e servir.

Que excelente almoço de verão! No inverno pode sempre trazer-nos à lembrança os dias de sol!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário