domingo, 20 de novembro de 2011

Palitos de Amêndoa

Ontem fiz estes Palitos de Amêndoa e, apesar de tão singelos, levaram-me de volta aos dias da minha infância em que passávamos os sábados ou os domingos em casa da minha avó paterna. Eram dias passados em família, à volta da mesa e dos cozinhados que a minha avó, mãe e tias reuniam. Eram os dias em que, entre o almoço e o lanche, eu e os meus primos fazíamos incursões na despensa em busca dos biscoitos que a minha avó fazia e guardava numa lata, geralmente num sítio bem alto para nós não chegarmos... em vão! Nós sempre os alcançávamos e comíamos...


Para além dos Biscoitos da Avó Dade, os seus Palitos de Amêndoa eram outra das delícias que podíamos encontrar na grande lata de folha. Estaladiços e dourados, com pedaços de amêndoa, eram tão bons comidos às escondidas como com limonada, chá ou leite. À partida para casa, todos tínhamos direito a uns quantos palitos ou biscoitos para comer mais tarde ao deitar, e o seu sabor permanece até hoje na minha memória e, certamente, também na dos meus primos.

Ingredientes:
200 g de açúcar
200 g de farinha com fermento
50 g de amêndoa
4 ovos
raspa de limão (siciliano)
uma mão cheia de lembranças da nossa infância

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar as claras em castelo e a farinha alternadamente, envolvendo com suavidade (foi assim que a minha avó me ensinou!). Por fim adicionar as amêndoas cortadas em lascas, não muito finas. Levar a cozer num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal (manteiga). Quando estiver cozido, mas claro, retirar, deixar arrefecer um pouco e cortar em palitos, que devem voltar ao forno para dourar durante alguns minutos. Deixar arrefecer e guardar, de preferência, numa lata, de forma a que permaneçam durinhos e estaladiços.


São óptimos para acompanhar uma chávena de chá ou um copo de leite ao jantar. Eu adoro-os com uma limonada bem fresquinha!

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário