domingo, 8 de julho de 2012

Pão Alentejano com Presunto e Figos

Não há nada como começar o dia com alimentos simples e deliciosos e hoje, à boa maneira alentejana, quebrei o jejum com uma bela fatia de pão alentejano, acompanhado de figos maduros e presunto!




Comer pão com fruta e um "conduto" faz parte da tradição do Alentejo. Uma "falhinha" de presunto encima dum "taçalho" de pão, acompanhado da fruta madura a desfazer-se na boca, é um dos melhores repastos. Rico na simplicidade e no sabor. A textura do pão, o salgado do presunto, a doçura e granulosidade do figo não poderiam combinar melhor e são uma verdadeira festa para os sentidos.




Ingredientes:
4 fatias de pão alentejano
4 fatias de presunto
12 figos maduros

Dispor o presunto sobre o pão e acompanhar com os figos que poderão ser previamente pelados ou partidos em quartos para maior facilidade. Pessoalmente, prefiro pelar os figos à mão, no momento, e comer a polpa à dentada!




Entre as outras frutas que gosto de acompanhar com pão está o melão e a meloa, assim como as uvas. Seja com um pouco de presunto ou com um bom queijo de ovelha, verão que é uma delícia!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. É TÃO BOM ,FIQUEI COM AGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuela, fiquei sem palavras...,sem
    dúvida um repasto dos deuses!!! Que bom;)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Parece muito bom, com melão e presunto já conhecia, com figos não.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Manuela,
    Conheço bem este tipo de petisco e o teu deve ter ficado delicioso! Ao ver o teu post fiquei cheia de saudades do Alentejo e ainda há pouco tempo lá fui. :))
    Aproveita bem.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia adorei,boa semana beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou louca por figos, tenho pena de nao ter uma figueira so para mim :)

    deve ficar uma delicia junto com o presunto

    ResponderExcluir